Ações afirmativas na14ª Conferência Internacional Sandór Ferenczi 2024
- elisacamarote
- 29 de out. de 2024
- 1 min de leitura
Atualizado: 4 de fev.
O Grupo Brasileiro de Pesquisas Sándor Ferenczi - GBPSF organizou a 14ª Conferência Internacional Sádor Ferenczi em maio de 2024 na cidade de São Paulo. Com duração de três dias, o evento contou com dezenas de palestrantes, expositores e debatedores levando ao público pesquisas atuais, casos clínicos e uma série de reflexões psicanalíticas embasadas na teoria ferencziana.
Um dos papéis que exerço como membro do GBPSF é participar do Núcleo Aproximações, grupo voltados a psis que atuam na ponta da saúde mental no Brasil, que trabalham com modos de existência minoritários ou em contextos de vulnerabilidade social e economica. Como parte da preparação da 14ª Conferência, nosso coletivo criou uma força tarefa para viabilizar um plano de ações afirmativas concedendo isenção na taxa de inscrição do evento a 40 psicólogos e/ou psocanalistas auto-declarados como negros, pessoa com deficiência, pessoa transgênero. Foi rico e gratificante contar com a presença e representatividade desse grupo que qualificou ainda mais os debates ao longo do evento evento.
Fica aqui esse registro de um trabalho bonito, sério e comprometido ao qual dediquei tempo e e energia em 2024. Isso foi feito porque me alinho aos movimentos do GBPSF e do Núcleo Aproximações em seu compromisso com a democratização dos espaços de debate e produção de conhecimento, entendendo a importância do letramento racial e da diversidade de gênero visando o fortalecimento da prática clínica e de uma escuta psicanalítica pautada por princípios éticos, inclusivos e antiracista.
