top of page
paul klee.jpg

"O real não está na saída nem na chegada: ele se dispõe para a gente é no meio da travessia." Guimarães Rosa

 PSICANÁLISE CLÍNICA 

Atendimento para jovens e adultos

A quem se destina 

A análise é uma psicoterapia que pode apoiar a todos que desejam investir no cuidado de si, compreender as causas de suas angústias e de sintomas com siginificados incompreensíveis. Quando não tratados adequadamente, padrões e situações se repetem de forma indesejada gerando experiências infelizes.

Os sofrimentos psíquicos podem afetar a saúde física e mental gerando ansiedade, insônia, depressão, euforia, compulsões, vícios, manias, oscilação de humor, transtorno alimentar, sentimento de vazio, dificuldade de relacionamento, de processamento de lutos, e tantas outras questões.

Abordagem 

A psicanálise é um método terapêutico criado por Sigmund Freud na virada do século XX.  Estruturada em torno da noção de inconsciente, é a grande responsável por muito do que se sabe ainda hoje sobre o funcionamento da psique humana. O trabalho da análise consiste, fundamentalmente, no encontro e troca regular, por meio da fala, entre o psicananalista e paciente. A dinâmica das sessões se baseia na fala do paciente que reporta, por meio da livre associação, suas experiências, sentimentos, pensamentos, produções imaginárias, enquanto o psicanalista escuta e interpreta os conteúdos inconscientes trazidos em sessão pelo sujeito. Esse tipo de encontro, quando ancorado por um bom vínculo, possibilita que o paciente elabore e nomeie o que sente, desvendando incômodos incompreendidos e descondensando enigmas complexos que atravessam as experiências vividas. A análise possibilita trazer para a consciência memórias, traumas, pulsões e desejos que estão vivos em nós de forma inconsciente e que influenciam nossas atitudes, percepções, emoções e comportamentos. 

Benefícios do tratamento 

 

Nós humanos temos a necessidade vital e estrurante de "nos falarmos", de narrar nossas experiências para comprender os enigmas que nos habitam e que estão ligados aos aspectos inconscientes da nossa vida psíquica. Assim sendo, o tratamento psicanalitico pode contribuir para o bem-viver, promovendo equilibrio emocional, atenuando o sofrimento psíquico, sintomas físicos (somáticos) e emocionais. Quando o paciente se compromete com o próprio tratamento, tem-se então a possibilidade de criar recursos potentes para manejar as próprias angústias com autonomia e para lidar com gatilhos que nos afetam psicologicamente, tornando a vida mais rica, significativa, complexa e prazerosa.

"Perdi muito tempo até aprender que não se guarda as palavras, ou você as fala, as escreve ou elas te sufocam."

                          Clarice Lispector

FAZ SENTIDO PRA VOCÊ?
Vem conversar.

bottom of page