top of page
paul klee.jpg

"O real não está na saída nem na chegada: ele se dispõe para a gente é no meio da travessia." Guimarães Rosa

TERAPIA PSICANALÍTICA 

A quem se destina 

A análise é uma psicoterapia que pode apoiar a todos que desejam investir no cuidado de si, que se inquietam e possuem perguntas sobre sua existência, que desajam pesquisar, compreender as causas de suas angústias e arrefecer sintomas, muitas vezes, com siginificados incompreensíveis. Quando não tratados adequadamente, padrões e situações se repetem de forma indesejada gerando experiências infelizes.

Os sofrimentos psíquicos podem afetar a saúde física e mental gerando ansiedade, insônia, depressão, euforia, compulsões, vícios, manias, oscilação de humor, transtorno alimentar, sentimento de vazio, dificuldade de relacionamento, de processamento de lutos, e tantas outras questões.

Abordagem 

A psicanálise é um método terapêutico criado por Sigmund Freud na virada do século XX.  Estruturada em torno da noção de inconsciente, é a grande responsável por muito do que se sabe ainda hoje sobre o funcionamento da psique humana. O trabalho da análise consiste, fundamentalmente, no encontro e troca regular, por meio da fala, entre o psicananalista e paciente. A dinâmica das sessões se baseia na fala do paciente que reporta, por meio da livre associação, suas experiências, sentimentos, pensamentos, produções imaginárias, enquanto o psicanalista escuta e interpreta os conteúdos inconscientes trazidos em sessão pelo sujeito. Esse tipo de encontro, quando ancorado por um bom vínculo, possibilita que o paciente elabore e nomeie o que sente, desvendando incômodos incompreendidos e descondensando enigmas complexos que atravessam as experiências vividas. A análise possibilita trazer para a consciência memórias, traumas, pulsões e desejos que estão vivos em nós de forma inconsciente e que influenciam nossas atitudes, percepções, emoções e comportamentos. 

Benefícios do tratamento 

 

Nós humanos temos a necessidade vital e estrurante de "nos falarmos", de narrar nossas experiências para comprender os enigmas que nos habitam e que estão ligados aos aspectos inconscientes da nossa vida psíquica. Assim sendo, o tratamento psicanalitico pode contribuir para o bem-viver, promovendo equilibrio emocional, atenuando o sofrimento psíquico, sintomas físicos (somáticos) e emocionais. Quando o paciente se compromete com o próprio tratamento, tem-se então a possibilidade de criar recursos potentes para manejar as próprias angústias com autonomia e para lidar com gatilhos que nos afetam psicologicamente, tornando a vida mais rica, significativa, complexa e prazerosa.

FAZ SENTIDO PRA VOCÊ?
Vem conversar.

bottom of page